Festa das Fogaceiras regressa dia 20
A procissão da Festa das Fogaceiras, que há 505 anos se cumpre na Feira para oferecer uma fogaça a S. Sebastião, volta a realizar-se a 20 de Janeiro e é considerada um dos eventos mais importantes do concelho.
A vereadora da Cultura na Câmara Municipal da Feira, Cristina Tenreiro, afirmou que a festa "é um dos eventos mais importantes do concelho porque representa uma tradição com mais de 500 anos e traz à cidade muitos visitantes".
O ponto alto do evento é a procissão do dia 20 à tarde, em que cerca de 300 meninas irão envergar vestidos brancos com faixas de cetim colorido à cintura, transportando à cabeça, num circuito pelo centro da cidade, as fogaças que, prometidas como voto ao padroeiro, em troca de protecção contra a peste negra, serão depois oferecidas a instituições de solidariedade social do concelho.
O único requisito que a autarquia coloca às meninas que se candidatam a ser fogaceiras é que até final de 2010 tenham oito anos de idade. Cristina Tenreiro adianta, nesse contexto, que "a maioria das meninas tem entre oito e 10 anos, e [que] é raro aparecerem algumas com mais de 13 anos".
Garantindo que as candidatas "não têm necessariamente que residir em Santa Maria da Feira", a vereadora acrescenta: "Este é um evento tão marcante que há muitas mães que fazem questão que as suas filhas participem e vêm inscrevê-las logo que abrimos o prazo para candidaturas".
Além do cortejo religioso do dia 20, quando é feriado no município, a Festa das Fogaceiras envolve ainda um programa de animação em que se destaca, este ano, o concerto da fadista Ana Moura, a 23 no Cineteatro António Lamoso, e a ópera infantil "A floresta", que a 15 e 16 leva ao Europarque o texto de Sophia de Mello Breyner Andresen, musicado por Eurico Carrapatoso para a Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira.
Cristina Tenreiro destaca ainda a degustação de fogaça, queijos e vinhos a realizar na Escola de Hotelaria, o espectáculo "Sete personagens em hora de ponta" a levar à cena no Cineteatro António Lamoso pelo Ballet Contemporâneo do Norte, a exposição em que alunos do ensino básico e pré-escolar conseguiram "Reinventar o traje das fogaceiras" e a cerimónia de entronização de novos membros da Confraria da Fogaça.
A Festa das Fogaceiras é uma tradição que teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, quando, em 1505, as terras de Santa Maria foram assoladas por um surto de peste e o povo prometeu que, em troca de protecção, ofereceria ao santo, todos os anos, o pão doce chamado fogaça.
S. Sebastião, que terá padecido grandes sofrimentos em nome da fé cristã, tornou-se assim o santo padroeiro de todo o condado da Feira. O povo deixou, contudo, de satisfazer a promessa que lhe fizera, suspendendo a entrega da fogaça entre 1749 e 1753. Mas, tendo a peste regressado às terras de Santa Maria nesse período, a tradição voltou a cumprir-se, sem nenhuma outra interrupção até à actualidade.
O programa integral da Festa das Fogaceiras de 2010 pode ser consultado em www.cm.feira.pt.
Enviar um comentário