"7 personagens em hora de ponta" na Feira
O Ballet Contemporâneo do Norte tem em cena até amanhã, sexta-feira, em Santa Maria da Feira, no Cineteatro António Lamoso, o espectáculo "7 personagens em hora de ponta", concebido pela coreógrafa Elisa Worm como expressão da duplicidade do carácter humano.
O bailado é interpretado por quatro bailarinos e 14 figurantes, com base num repertório em que o maestro Pedro Carneiro incluiu obras de diversos compositores anteriores a Bach.
Elisa Worm, que é também a directora da companhia, afirma que a sua nova obra explora "a duplicidade do carácter das pessoas", mas adianta que o espectáculo "não traz nada de novo" e explica: "Achei interessante usar os clichés da dança contemporânea em termos de cenografia. A originalidade está nos movimentos dos bailarinos, que não são muito comuns".
"Este espectáculo assenta na construção e/ou desconstrução das muitas personagens que guardamos dentro de nós", adianta a coreógrafa, com 50 anos de carreira. "Mas não deixámos de ser mais um número ou menos um número, enquanto urbe anónima que, por obrigação, abandona os seus sonhos de adolescente para se tornar na máquina infernal da sobrevivência".
O conceito de "hora de ponta" abordado no bailado prende-se, aliás, com o facto de que, "no meio de uma multidão anónima, destacam-se sempre pessoas sobre as quais se pode imaginar uma história".
Quanto à inclusão de "7 personagens em hora de ponta" no programa oficial da Festa das Fogaceiras de 2010, Elisa Worm declara: "Este envolvimento é especial para nós porque fomos muito bem recebidos na Feira, recebemos sempre imenso apoio por parte das pessoas com quem nos relacionámos e, para nós, é importante fazermos parte de uma actividade que tem significado para a população".
O Ballet Contemporâneo do Norte foi criado em 1995 e está registado como companhia profissional desde 1999. Em Setembro de 2007, passou a ter residência no Cineteatro António Lamoso, onde a companhia já produziu três espectáculos.
Além do elenco permanente do Ballet Contemporâneo do Norte, "7 personagens em hora de ponta" conta com a participação de 14 jovens voluntários que sobem ao palco como figurantes.
Na estreia do espectáculo, esses figurantes serão elementos do programa social de apoio a crianças e jovens em risco da autarquia da Feira.
Enviar um comentário