Música: Moscovo e São Petersburgo recebem músicos portugueses
No próximo dia 07 de Fevereiro, a Orquestra de Câmara Kremlin, dirigida pelo maestro Misha Rakhlevski, e o solista português Rui Lopes interpretarão obras para fagote e orquestra na Galeria de Arte Glazunov, na capital russa.
Segundo o programa distribuído à imprensa, do concerto constam obras de Cláudio Carneyro (Memento para orquestra de cordas), Jean Françaix (Divertimento para fagote e orquestra de cordas), Heitor Villa-Lobos (Ciranda das Sete Notas) e Antonin Dvorak (Serenata para orquestra de cordas, op.22).
Natural de Santa Maria da Feira, Rui Lopes iniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Santa Maria, onde terminou o Curso Complementar em Piano.
Obteve a Licenciatura em Fagote na Escola Superior de Música do Porto, com o Professor Hugues Kesteman, e concluiu os Diplomas de Solista e de Orquestra, ambos com nota máxima e distinção, na Musik-Akademie der Stadt Basel (Suíça).
Nos últimos dois anos estudou com Marco Postinghel no Richard-Strauss-Konservatorium, em Munique.
No dia 14 de Fevereiro, o maestro português João Tiago dirigirá a Orquestra Sinfónica Kapella de São Petersburgo, interpretando obras de compositores portugueses: Eurico Carrapatoso (Modos de Expressão Limitada), Vianna da Motta (Abertura D.Inês de Castro) e Joly Braga Santos (Sinfonia n.1 em ré menor, op.8, "Aos heróis e mártires da última guerra mundial").
Depois de cantar durante oito anos no Coro da Gulbenkian e de ocupar o cargo de maestro-assistente da Orquestra do Algarve, o maestro João Tiago ingressou, em 2004, na Faculdade de Direcção de Orquestra do Conservatório de São Petersburgo.
Dirigiu a Orquestra do Teatro de Ópera do Conservatório de São Petersburgo e a Orquestra Sinfónica de Tomsk, na Sibéria.
Nos dias 20 e 21 de Agosto, a soprano lusa Lara Martins irá interpretar, na Galeria de Arte Glazunov, obras de Anton Arensky (Variações sobre um tema de Tchaikovsky), João de Sousa Carvalho (Ária de Nicea da Ópera Testoride Argonauta), Franz Schubert (Salve Regina, Ave Maria).
Lara Martins terminou o curso superior de canto na Guidhall School of Music and Drama em Londres. A sua actividade de solista abrange vários tipos de repertório desde a ópera, a canção e ainda a música sacra.
JM.
Lusa/Fim
Enviar um comentário